SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Disfunção executiva no transtorno obsessivo-compulsivo e na Síndrome de Tourette índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

GOMEZ, P. G.; POLITIS, D. G.  e  RUBINSTEIN, W. Y.. Validade da conexão interléxica assemântica no modelo cognitivo de processamento das praxias. Cuad. neuropsicol. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 67-77. ISSN 0718-4123.

González Rothi et al. (1991, 1997) postularam um modelo cognitivo de praxias, sobre o que foram propostas modificações (Cubelli et al., 2000), entre elas a supressão da via direta entre o "praxicón" de entrada e o "praxicon" de saída. Se pensou que para validar uma via interléxica assemântica (Cubelli et al., 2000), seria suficiente o achado de um paciente com habilidade conservada de imitar gestos familiares, mas com alterações na capacidade de aceder ao significado de gestos familiares e alterações na habilidade de imitar gestos familiares. O objetivo deste trabalho é apresentar dois pacientes cujos padrões de rendimento práxico apoiam a existência de uma via interlexical assemântica. Se avaliou dois pacientes com diagnóstico de demencia tipo Alzheimer provável com uma bateria de avaliação cognitiva de apraxias (Politis 2003). Ambos pacientes evidenciam alterações na prova de imitação de gestos não familiares e nas tarefas que avaliam semântica da ação (junção em objeto-ferramenta e denominação por função), com bom rendimento na tarefa de imitação de gestos familiares. Tomando como base os modelos cognitivos de praxias de González Rothi et al. (1991, 1997) e Cubelli et al. (2000) é necessária uma conexão direta entre o "praxicón" de entrada e o "praxicón" de saída para explicar o rendimento destes pacientes. De este modo, o padrão de rendimento que mostram ambos pacientes confirmaria.

Palavras-chave : Praxias; Alzheimer; imitação de gestos; interlexical assemântica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )