SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Bender gestalt visualmotor test and caras test: a exam of construct validity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

SANTOS, Paul Ruiz. Filosofia da mente: contribuições teóricas e experimentais da visão emergentista do vínculo mente-cérebro. Cuad. neuropsicol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp. 111-127. ISSN 0718-4123.

O presente trabalho tenta somar ao programa emergentista dentro do mapa teórico referido à Filosofia da Mente, tomando como referente disciplinas e teorías naturalizadas. Algumas pontes vinculantes desde a naturalização podem ser por exemplo a neuro-psicanálise, os neurônios espelho, a psicossomática, entre outros. Ditas pontes são possíveis de serem feitas através da naturalização dos procesos psicológicos vinculando-os a diferentes procesos biológicos. O objetivo do trabalho não pretende obturar os procesos psicológicos através da simplificação e reduccionismo dos mesmos, nem biologizar a psicología através de levantamentos cartesianos. Mas, da mão da neuro-fenomenologia, aceder a mais e novas evidencias sobre o vínculo mente-cérebro e suas implicações contribuindo a uma visão interacionista e emergentista do vínculo.

Keywords : Psicologia; filosofia da mente; emergentismo; naturalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )