SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Bender gestalt visualmotor test and caras test: a exam of construct validityStroop effect and its limitations in practice executive neuropsychological child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

RUBIALES, Josefina; BAKKER, Liliana  and  MEJIA, Iván Darío Delgado. Organização e planificação em crianças com TDAH: avaliação e proposta de um programa de estimulação. Cuad. neuropsicol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp. 145-161. ISSN 0718-4123.

O Transtorno por Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de origem neurobiológico complexo e heterogéneo que se caracteriza por um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. É uma das alterações neuroconductuais mais frequentes na infância e na adolescência, é um dos principais motivos de consulta devido a suas dificuldades no rendimento escolar, problemas de afetação da autoestima e agressividade. O déficit primário está associado a uma disfunção executiva, entre as quais se encontra a organização e planificação. O objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho em organização e planificação de crianças com e sem diagnóstico de TDAH e apresentar uma proposta de estimulação de acordo a suas necesidades. MATERIAIS E MÉTODOS: A mostra clínica formada por 16 crianças com diagnóstico de TDAH e o grupo controle por 32 crianças sem o diagnóstico, em ambos os casos de 8 a 14 anos de idade e da cidade de Mar del Plata (Argentina). Os instrumentos utilizados para avaliar a organização e planificação foram o subteste Torres de México da Bateria Neuropsicológica Infantil (ENI), e as subprovas Construções de cubos, Completar Objetos e Ordenar Histórias do Teste de Inteligência de Weschler para crianças e adolescentes. A proposta de tratamento inclui 8 seções de estimulação. RESULTADOS E CONCLUSÕES: As crianças com diagnóstico de TDAH apresentaram maior dificuldade na capacidade de organização e planificação que as crianças do grupo controle; a partir do qual se estabelece uma proposta de estimulação, cuja vantagem e originalidade está acentuada na validade ecológica do processo.

Keywords : TDAH; crianças e adolescentes; organização e planificação; avaliação; estimulação; validade ecológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )