SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Organization and planning in children with ADHD: evaluation and proposal of a stimulation program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

RAMIREZ-BENITEZ, Yaser  and  BRINGAS, Miriela Díaz. Efeito stroop e suas limitações executivas na prática neuropsicológica infantil. Cuad. neuropsicol. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp. 163-172. ISSN 0718-4123.

Introdução: A prova de Stroop modalidade palavra / cor computadorizada é de limitada aplicação na população clínica infantil. Uma adaptação digital da prova exige a rápida resposta da criança e ao mesmo tempo que os processos utilizados na prova tenha uma interferencia na criança. Se a criança não se adapta às exigências digitais, não ocorre a interferência entre os processos e a provra não tem efeito. Material e Método: A investigação pretende determinar se os resultados da prova Stroop, modalidade palavra / cor, se relacionam com os resultados de outras provas que avaliam as funções executivas. O Dpto. de Neuropsicologia propôs revisar todos os resultados da prova SESH na população atendida no centro de 7 a 15 anos de 2009 - 2011. As provas analisadas foram: Stroop, Wisconsin, Tempo de reação complexa e o teste de Atenção sustentada simples. Resultado: As histórias clínicas demonstraram que das 207 crianças avaliadas 59 apresentam pontuações acima da norma superior no Stroop. No entanto, os resultados no Wisconsin, o tempo de reação e a atenção reporta que as 59 crianças têm um índice patológico. A investigação mostra que a pontuação elevada no Stroop não é sinal de bom desempenho nas outras provas. Conclusões: A tarefa Stroop não é efetiva em todas as crianças analisadas. Os problemas na velocidade de processamento e de atenção é uma condição negativa para executar com éxito a tarefa computadorizada Stroop modalidade palavra / cor na população infantil.

Keywords : Stroop; Child neuropsychological; reading; psychological evaluation.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )