SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A memória de trabalho e vocabulário: Um modelo de interação entre os componentes do modelo de Baddeley e sistemas de informação verbal cristalizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

MAIA, Luis Alberto Coelho Rebelo. Artrite Reumatóide - Neuropsicologia, Depressão e Ansiedade. Estudo de Caso-Controlo - 120 mulheres portuguesas. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 23-32. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.1.201.

Objectivos: O impacto da artrite reumatóide nas funções cognitivas não tem sido bem reconhecido em Portugal. Com este artigo original pretendemos elucidar este problema neste país específico. Métodos: Avaliámos os resultados de 60 pacientes femininos com artrite reumatóide (grupo de estudo), comparando cada paciente num estudo de caso-controle, emparelhando os sujeitos com Artrite Reumatóide (60 sujeitos) com 60 pacientes Artrite Reumatóide, nas variáveis anos de escolaridade e idade (a variável género era uma constante = feminino). Todos os participantes foram avaliados com o Teste de Atenção Auditiva Selectiva (PASAT), teste de geração de lista de palavras, Bateria Neuropsicológica de Luria Nebraska, um teste português de despistagem de sintomatologia depressiva (IACLIDE), um teste de rastreamento de traços de ansiedade - STAI) e um teste de exame de Estado Mental. Resultados: Os resultados demonstram, pela primeira vez de forma conclusivo em pacientes portugueses, a ocorrência de défices principais em termos do funcionamento cognitivo (avaliado por uma variedade de testes neuropsicológicos) e semiologia de depressão e ansiedade. Conclusão: Este artigo consolida a necessidade de prestar atenção a uma abordagem psico-educativa, estimulação psicoterapêutica e cognitiva e reforço da intervenção neuropsicológica nestes tipos de pacientes.

Palavras-chave : Neuropsychology; inflammatory; rheumatic diseases; depression; anxiety; Paced Auditory Selective Attention Test; Word List Generation Test; Luria Nebraska Neuropsychological Battery; a Portuguese depressive screening test; IACLIDE; STAI; anxiety trace and trait test; Mini Mental state examination; exploratory study.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )