SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Rheumatoid Arthritis - Neuropsychology, Depression and Anxiety. A case - control study -120 Portuguese Female subjectsExecutive functions Evaluation in elderly patients with chronic degenerative diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

INJOQUE-RICLE, Irene; PABLO BARREYRO, Juan; CALERO, Alejandra  and  I. BURIN, Débora. A memória de trabalho e vocabulário: Um modelo de interação entre os componentes do modelo de Baddeley e sistemas de informação verbal cristalizado. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 33-45. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.1.202.

A Memória de Trabalho é um sistema de armazenamento temporal e processamento simultâneo de informação. De acordo ao modelo original de Baddeley está formado por três componentes: o Executivo Central, encarregado do processamento de informação, e a Agenda Viso-Espacial e o Circuito Fonológico, responsáveis do armazenamento por breves períodos de tempo. O objetivo deste trabalh é colocar a prova distintos modelos sobre a relação dos componentes da Memória de Trabalho com o sistema de informação verbal cristalizada. Participaram 180 crianças de 6, 8 e 11 anos, a quem foi administrado a Bateria Automatizada de Memória de Trabalho (AWMA) junto com Vocabulário WISC-III. Se realizou uma análise de caminhos para avaliar o ajuste dos modelos aos dados. Os resultados indicaram que o Executivo Central tem uma dupla relação com o sistema de informação verbal, tanto direta como mediada pelo Ciclo Fonológico. Isto indica que a recuperação da informação verbal não está a cargo exclusivamente de um dos componenetes da Memória de Trabalho.

Keywords : Memória de Trabalho; Sistemas cognitivos cristalizados; Análise de Trajetória; Crianças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )