SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Working Memory and vocabulary: An interaction model between Baddeley's memory systems and the verbal crystallized systemNeuropsychological Approach to the Empathy Construct: Cognitive and Neuroanatomical Aspects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

BRITO, Ivone Lúcia; AREOSA, Silvia Coutinho; LOPES, Regina Maria Fernandes  and  ARGIMON, Irani I. de Lima. Avaliação das funções executivas em idosos acometidos por doenças crônico-degenerativas. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 46-62. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.1.203.

O avanço das condições de saúde vem propiciando o aumento da longevidade e conseqüentemente uma expectativa de vida maior. Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de verificar a existência de déficit no desempenho das Funções Executivas em idosos acometidos com doenças crônico-degenerativas através do Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, bem como investigar patologias associadas (depressão e ansiedade) e suas implicações na vida dos idosos. Participaram do estudo 30 idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, diagnosticados com doenças crônico-degenerativas (Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial). O delineamento foi de um estudo quantitativo e transversal, tendo como instrumentos: Ficha de Dados Sociodemográficos, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST), Inventário de Depressão de Beck (BDI-I), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e Escala de Depressão Geriátrica (GDS). Os resultados apontam que os idosos demonstraram dificuldades no desempenho das tarefas conforme descritores do WCST. Verifica-se correlações altamente significativas entre o total do escore do BAI com o GDS (r=0,667, p<0,001), o que significa que, na medida em que os sintomas de ansiedade aumentam, aumenta também os sintomas depressivos.

Keywords : Envelhecimento; Avaliação psicológica; Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST); Doenças crônico-degenerativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )