SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Intervenções com base cognitivas para idosos com impairemet cognitivo leve: Avaliação da eficácia e efeitos servidaTeste dos sinos: Um estudo intercultural entre Brasil e México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

CERVIGNI, Mauricio Alejandro; STELZER, Florencia; ZIRALDO, Gustavo  e  ESTANISLAO BRUNO, Mariano. As novas concepções do desenvolvimento segundo o paradigma do estruturalismo dinâmico. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 103-112. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.1.206.

O presente artigo constitui uma revisão crítica do paradigma estruturalista clássico do desenvolvimento cognitivo. O objetivo do mesmo é explicitar algumas noções dentro deste, que conotam certa "rigidez" do desenvolvimento das funções psicológicas, propondo como alternativa uma visão dinâmica de dito processo. Conforme tal objetivo, se explicará as principais noções correspondentes ao modelo de desenvolvimento cognitivo de Kurt Fischer, considerando o mesmo como um representante paradigmático da perspectiva dinâmica do desenvolvimento. Se concluirá, destacando as implicações teóricas de dito modelo, propondo ao mesmo como uma alternativa que permite enfrentar certas dificuldades explicativas do paradigma clássico.

Palavras-chave : Estruturalismo dinâmico; estruturalismo clássico; desenvolvimento cognitivo; funções psicológicas; paradigma clássico; habilidades cognitivas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )