SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1As novas concepções do desenvolvimento segundo o paradigma do estruturalismo dinâmicoSensibilidade do WISC-III na identificação do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade(TDAH) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

WONG, C. E. I. et al. Teste dos sinos: Um estudo intercultural entre Brasil e México. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 113-127. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.1.207.

O objetivo do presente estudo foi investigar se há diferenças entre brasileiros e mexicanos sujeitos a teste de sinos (TB), usando as duas versões do instrumento com diferentes níveis de dificuldade. Também investigar a possibilidade de interação entre o papel cultural e as estratégias utilizadas, bem como campo visual no primeiro sino cancelada. Setenta e oito neurologicamente saudáveis participantes foram incluídos em dois grupos: (1) n = 39 temas brasileiros e (2) n = 39 mexicanos indivíduos com idades entre 19 e 75 anos de idade e 9 anos de educação formal, pelo menos. Nenhum grupo foram detectadas diferenças no desempenho em ambas as versões da BT. em ambos os grupos, houve uma tendência maior para iniciar a tarefa no campo visual esquerdo, bem como seguir um padrão de pesquisa organizada. De acordo com os resultados, outras variáveis poderiam diferenciar performances sobre este teste, mas não um general cultural como nacionalidade. Para mais pesquisas, recomenda-se que as amostras ser aumentada e incluir participantes com baixa escolaridade para entender o processo de busca visual nesta população.

Palavras-chave : atenção visual; cultura; avaliação neuropsicológica; neuropsicologia transcultural; adultos saudáveis; teste de cancelamento; teste de sinos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )