SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Teste dos sinos: Um estudo intercultural entre Brasil e México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

LOPES, Regina Maria Fernandes et al. Sensibilidade do WISC-III na identificação do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade(TDAH). Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 128-140. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.1.208.

O Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) caracteriza-se por diminuída capacidade de atenção, impulsividade e hiperatividade, afetando crianças, adolescentes e adultos. Existem vários instrumentos que podem auxiliar no diagnóstico deste transtorno e um deles é o Índice de Resistência a Distrabilidade (IRD) dO WISC-III pelos subtestes de Aritmética e Dígitos. Objetivo: Avaliar, através da Escala de Inteligência de Wechsler III (WISC III), o quociente de inteligência (QI) Global, Verbal e de Execução e mensurar o desempenho nos Índices Fatoriais e identificando ou não a presença de TDAH. Método: Delineamento quantitativo, transversal. Amostra de 80 participantes, com idades entre 6 até 15 anos, sendo 26 do sexo feminino e 54 do sexo masculino. Resultados: Dos participantes avaliados, 67,5% apresentaram TDAH. Deste percentual a maioria tinha um QI dentro do termo médio, sendo que os que não apresentaram TDAH tinham um QI muito superior. Foram detectadas pontuações significativamente mais baixas em participantes com TDAH no IRD. Conclusão: O WISC-III mostra ser sensível no diagnóstico de crianças com TDAH, sendo um instrumento útil para auxiliar nas avaliações de crianças com este transtorno.

Palavras-chave : Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); IRD; Distrabilidade; WISC-III; Índices Fatoriais; Psicometria.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )