SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Contributions of Physics to Philosophy of Mind: The link between quantum and emergentismDifferences in self-reported social anxiety between Chilean and French undergraduates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

GARCIA, José E.. Situação atual da investigação psicológica no Paraguai. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 24-38. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.2.202.

A prática institucional da investigação é um dos aspectos que a psicologia paraguaia apresenta aspectos deficitários. Por investigação psicológica se entende a aplicação das técnicas, estratégias, recursos e metodologias que se derivam das atuais ciências do comportamento à indignação de problemas de natureza psicológica ou a replicação ativa de investigações concluídas. Da maneira como se desenvolveu no Paraguai, a psicologia pode ser melhor compreendida no perfil de uma profissão aplicada do que como uma ciência básica. Para explorar os aspectos mais significativos que concerne ao problema, este artigo oferece um estudo da psicologia como ciência no Paraguai desde a perspectiva da investigação publicada. Desta maneira, na primeira parte do artigo se expõe as implicâncias gerais da atividade científica para a psicologia. Na segunda se apresentam dois aspectos que concernem diretamente ao reconhecimento da qualidade e solidez da psi cologia nacional em quanto ciência básica: a) Por um lado se realiza uma revisão muito breve sobre as publicações psicológicas que se encontram disponíveis na atualidade e B) Uma análise da visibilidade internacional da psicologia paraguaia como pode reconhecerse a partir das publicações de livros e revistas que se incluam em algumas das principais bases de dados que oferecem artigos a texto completo. Conclui o trabalho uma discussão dos principais problemas que concernem à investigação científica da psicologia no Paraguai, de acordo com as informações contidas em publicações anteriores.

Keywords : Psicologia no Paraguai; Investigação psicológica; História da Psicologia no Paraguai; Problemas para a investigação em psicologia; Visibilidade da psicología.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )