SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Diferenças da ansiedade social auto-informada entre estudantes universitários chilenos e francesesConcretude e rehabilitação neuropsicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

QUEREJETA, Andrea N. et al. Neuropsi teste: Normas por idade e nivel de escolaridade para Argentina. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 48-58. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.2.204.

Introdução: O Teste Neuropsi é um instrumento de screening neuropsicológico que permite valorizar processos cognitivos em pacientes psiquiátricos e neurológicos. Esta prova neuropsicológica foi desenvolvida e estandarizada no México. Neste sentido, é esperável que existam diferenças culturais entre México e Argentina. Ditas diferenças excedem o idioma e se manifestam nas variações na pontuação. Objetivo: Gerar valores referenciais do teste Neuropsi para Argentina. Sujeitos e Métodos: Se administrou o Test Neuropsi em 656 participantes (população não clínica) maiores de 16 anos de ambos sexos, que foram distribuidos em 8 grupos segundo idade e nivel de instrução. Resultados: A variável idade mostrou que com menor idade se observam pontuações superiores no teste Neuropsi. Não se observou relação entre o gênero e o rendimento cognitivo. Se encontrou que os participantes com um nível de instrução alto, mostrarão uma performance superior a aqueles com baixa escolaridade. Os grupos que vão de 16 a 45 anos apresentaram diferenças significativas com relação aos grupos de maior idade no teste. Os grupos com estudos primários e secundários apresentaram diferenças significativas com todos os grupos no rendimento do teste Neuropsi. Os grupos de maior instrução não apresentaram diferenças significativas entre si no Teste Neuropsi. Conclusões: As normas argentinas do teste Neuropsi permitem uma i investigadores locais.

Palavras-chave : Teste Neuropsi; Estandarização; Idade; Nível de instrução; Screening cognitivo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )