SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Concretitud y Rehabilitación NeuropsicológicaEl virus HHV-6 y su relación con los trastornos del neurodesarrollo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cuadernos de neuropsicología

versión On-line ISSN 0718-4123

Resumen

FRISON, Thirzá Baptista et al. Perfil neuropsicológico de um adulto com Coréia-Acantocitose: um estudo de caso. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 69-84. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.2.301.

Este estudo tem como objetivo descrever o perfil neuropsicológico de um adulto com Coréia-Acantocitose. Trata-se de uma demência subfrontocortical caracterizada por sintomas neuropsiquiátricos, declínio cognitivo, movimentos coréicos orobucofaciais, lacerações na língua, comportamento estereotipado, alterações na personalidade, crises epilépticas, degeneração dos gânglios da base e presença de acantócitos no esfregaço de sangue periférico. Os dados da avaliação neuropsicológica mostram déficits em atenção concentrada, memória verbal, memória visual, planejamento e flexibilidade cognitiva presentes nesta condição. Nas tarefas que avaliam habilidades da teoria da mente o paciente demonstrou dificuldades em inferir ações, intenções e estados de terceiros. As diferenças encontradas na avaliação deste caso, em relação aos casos descritos na literatura, referem-se aos déficits em teoria da mente, discurso narrativo, interpretação de atos de fala indireto e prevalência da repetição na aquisição de novas informações, não discutidas em estudos anteriores. Espera-se, com esse estudo, fornecer subsídios para uma melhor compreensão dos aspectos neuropsicológicos desta afecção, assim como possibilitar o desenvolvimento de propostas de intervenção neuropsicológica.

Palabras clave : coréia-acantocitose; neuroacantocitose; cognição; avaliação neuropsicológica; Teoria da Mente; estudo de caso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )