SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Neuropsychological profile of an adult with Chorea-Acanthocytosis: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

GOODIN, Alma Dzib. HHV-6 do vírus e sua relação com transtornos de neurodesenvolvimento. Cuad. neuropsicol. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 85-94. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/6.2.302.

O virus HHV-6 é parte da família de vírus do herpes e é encontrada na maior parte dos seres humanos, embora apenas activado para atacar seu hospedeiro em casos de imunossupressão. Apresenta dois subtipos que diferem no tamanho e forma da infecção que são o HHV-6 e HHV-6B. Em recém-nascidos, tem sido detectado e tem sido associada a com transtornos de neurodesenvolvimento de pediátricos por mais de 15 anos. Está relacionado principalmente ao benignos da epilepsia, convulsões febre, encefalite, encefalite, meningite e esclerose múltipla. Atualmente, o vírus é evocado em estudos de casos relacionados com perturbações do desenvolvimento neurológico, porque pode atacar o sistema nervoso central. O dano se manifestaria no longo prazo através de uma apresentação sintomática semelhante ao que se observa por exemplo em transtornos do espectro do autismo. Este artigo analisa o vírus e sua relação com transtornos de desenvolvimento em crianças em todo o mundo.

Keywords : HHV-6 vírus; vírus do herpes; Convulsões benignas; Desenvolvimento neurocognitivo; Epilepsia febril; Transtornos de desenvolvimento; espectros de transtorno autista; Esclerose Múltipla.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )