SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1A Research Review about Neuroscientific studies of obsessive compulsive disorder Abstract author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

GALLEGOS, Walter Lizandro Arias. Teoria da inteligência: uma abordagem neuropsicológicos do ponto de vista da Lev Vygotsky. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 22-37. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/7.1.201.

A inteligência é um construto que gerou diversos debates e controvérsias, mais ainda desde que Howar Gardner postulou sua teoria das inteligências múltiplas. O objetivo do presente trabalho é apresentar a visão neuropsicológica da inteligência à luz da teoria sociocultural de Vigotsky assim como de diversos neurocientíficos russos como Iván Pavlov, Piotr Anojín e Alexander Luria. Se reconhecem influências da cultura como mediadoras da inteligência e se propõe que a atividade analítico sintética do cérebro explica de melhor maneira as diferenças individuais da inteligência tanto ontogeneticamente como filogeneticamente, constituindo em seu fundamento biológico. Se conclui que a inteligência é um construto unitário mas não unívoco, indissoluvelmente ligado ao pensamento, que mantém relações sistêmicas com diversas formas de atividade psíquica, portanto não existe a necessidade de conceber a existência de inteligências múltiplas.

Keywords : Intelligence; Neuropsicologia; Teoria da atividade nervosa superior; Atividade sintética analítica; Unidades Funcionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )