SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Um Estado da Arte sobre Estudos Neurocientíficos do Transtorno Obsessivo Compulsivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

GALLEGOS, Walter Lizandro Arias. Teoria da inteligência: uma abordagem neuropsicológicos do ponto de vista da Lev Vygotsky. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 22-37. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/7.1.201.

A inteligência é um construto que gerou diversos debates e controvérsias, mais ainda desde que Howar Gardner postulou sua teoria das inteligências múltiplas. O objetivo do presente trabalho é apresentar a visão neuropsicológica da inteligência à luz da teoria sociocultural de Vigotsky assim como de diversos neurocientíficos russos como Iván Pavlov, Piotr Anojín e Alexander Luria. Se reconhecem influências da cultura como mediadoras da inteligência e se propõe que a atividade analítico sintética do cérebro explica de melhor maneira as diferenças individuais da inteligência tanto ontogeneticamente como filogeneticamente, constituindo em seu fundamento biológico. Se conclui que a inteligência é um construto unitário mas não unívoco, indissoluvelmente ligado ao pensamento, que mantém relações sistêmicas com diversas formas de atividade psíquica, portanto não existe a necessidade de conceber a existência de inteligências múltiplas.

Palavras-chave : Intelligence; Neuropsicologia; Teoria da atividade nervosa superior; Atividade sintética analítica; Unidades Funcionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )