SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Theory of Intelligence: a neuropsychological approach from Lev Vigotsky's point of viewComparative study of inhibitory control and cognitive flexibility in children with Attention deficit hyperactivity disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

BRUNO, Mariano; BASABILBASO, Jésica  and  CURSACK, Camila. Um Estado da Arte sobre Estudos Neurocientíficos do Transtorno Obsessivo Compulsivo. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 38-49. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/7.1.202.

O presente trabalho consiste numa revisão de recentes investigações neurocientíficas sobre o Transtorno Obsessivo- Compulsivo (TOC). Com esse motivo, se começa por revelar o modelo orbitofrontal- estriado que se propõe como explicação deste transtorno. Por outra parte, também se revisam investigações que sugerem que alterações no circuito córtico-estriado podem explicar as compulsões presentes em dito transtorno. Logo após se realiza um recorrido por uma série de estudos que ampliam o modelo com o adicionamento de outras regiões cerebrais para explicar as manifestações do dito transtorno. Nesse sentido, se abordam investigações recentes que concebem que as estruturas do sistema límbico como a amídala e o hipocampo possuem uma participação fundamental no desenvolvimento dos sintomas cognitivos e afetivos que caracterizam o TOC. Por último, a revisão permite concluir que existem avanços significativos na explicação do TOC. Isto se evidencia com particular relevância nos estudos que incluem o sistema límbico para explicar dita patologia. No entanto, se considera conveniente real izar uma aproximação com maior profundidade sobre estes tópicos em futuras investigações.

Keywords : Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Modelo orbito-frontal-estriado; circuito córtico-estriado; Sistema límbico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )