SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Teoria da inteligência: uma abordagem neuropsicológicos do ponto de vista da Lev VygotskyEstudo comparativo do controle inibitório e a flexibilidade cognitiva em crianças com Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

BRUNO, Mariano; BASABILBASO, Jésica  e  CURSACK, Camila. Um Estado da Arte sobre Estudos Neurocientíficos do Transtorno Obsessivo Compulsivo. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 38-49. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/7.1.202.

O presente trabalho consiste numa revisão de recentes investigações neurocientíficas sobre o Transtorno Obsessivo- Compulsivo (TOC). Com esse motivo, se começa por revelar o modelo orbitofrontal- estriado que se propõe como explicação deste transtorno. Por outra parte, também se revisam investigações que sugerem que alterações no circuito córtico-estriado podem explicar as compulsões presentes em dito transtorno. Logo após se realiza um recorrido por uma série de estudos que ampliam o modelo com o adicionamento de outras regiões cerebrais para explicar as manifestações do dito transtorno. Nesse sentido, se abordam investigações recentes que concebem que as estruturas do sistema límbico como a amídala e o hipocampo possuem uma participação fundamental no desenvolvimento dos sintomas cognitivos e afetivos que caracterizam o TOC. Por último, a revisão permite concluir que existem avanços significativos na explicação do TOC. Isto se evidencia com particular relevância nos estudos que incluem o sistema límbico para explicar dita patologia. No entanto, se considera conveniente real izar uma aproximação com maior profundidade sobre estes tópicos em futuras investigações.

Palavras-chave : Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Modelo orbito-frontal-estriado; circuito córtico-estriado; Sistema límbico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )