SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Comparative study of inhibitory control and cognitive flexibility in children with Attention deficit hyperactivity disorderIntegral intervention in a brain injury case after four years without any treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cuadernos de neuropsicología

On-line version ISSN 0718-4123

Abstract

ANDRADE, Andreína Alexa da Silva  and  MAIA, Luis Alberto Coelho Rebelo. Os Resultados da Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska de Portugal em Amostra Heterossexual e Homossexual. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 70-86. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/7.1.204.

A presente investigação apresenta como principal objetivo, o estudo e análise de um conjunto de dimensões neuropsicológicas, nomeadamente as funções motoras, ritmo, funções táteis, funções visuais, linguagem recetiva, linguagem expressiva, escrita, leitura, aritmética, memória e processos intelectuais, em sujeitos dos 18 aos 25 anos de idade, Heterossexuais e Homossexuais, através da aplicação da Bateria de Avaliação Neuropsicológica Luria- Nebraska. Pretendeu-se avaliar também as diferenças relativas ao domínio psicopatológico e género. Para tal, foram avaliados 30 sujeitos Heterossexuais e 30 sujeitos Homossexuais. Assim, os 60 indivíduos que participaram no presente estudo foram avaliados através do SCL-90, com o objetivo de rastrear a presença de sintomas psicopatológicos, e da entrevista de Luria-Nebraska, com o objetivo de recolher dados pessoais que permitissem a posterior relação com o desempenho neuropsicológico. A segunda parte consistia na aplicação da Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska (LNNB), que avalia o funcionamento neuropsicológico. Os resultados apontam para um melhor desempenho neuropsicológico dos Heterossexuais na maioria das escalas clínicas da LNNB quando comparados com os Homossexuais. Verificaram-se diferenças significativas quanto ao género (escalas de Aritmética e Processos Intelectuais), em que os homens obtiveram um melhor desempenho comparativamente às mulheres.

Keywords : Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska; Neuropsicologia; Orientação sexual; Domínio psicopatológico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )