SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Estudo comparativo do controle inibitório e a flexibilidade cognitiva em crianças com Transtorno por Déficit de Atenção com HiperatividadeIntervenção integral num caso de dano cerebral depois de quatro anos sem tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

ANDRADE, Andreína Alexa da Silva  e  MAIA, Luis Alberto Coelho Rebelo. Os Resultados da Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska de Portugal em Amostra Heterossexual e Homossexual. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 70-86. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/7.1.204.

A presente investigação apresenta como principal objetivo, o estudo e análise de um conjunto de dimensões neuropsicológicas, nomeadamente as funções motoras, ritmo, funções táteis, funções visuais, linguagem recetiva, linguagem expressiva, escrita, leitura, aritmética, memória e processos intelectuais, em sujeitos dos 18 aos 25 anos de idade, Heterossexuais e Homossexuais, através da aplicação da Bateria de Avaliação Neuropsicológica Luria- Nebraska. Pretendeu-se avaliar também as diferenças relativas ao domínio psicopatológico e género. Para tal, foram avaliados 30 sujeitos Heterossexuais e 30 sujeitos Homossexuais. Assim, os 60 indivíduos que participaram no presente estudo foram avaliados através do SCL-90, com o objetivo de rastrear a presença de sintomas psicopatológicos, e da entrevista de Luria-Nebraska, com o objetivo de recolher dados pessoais que permitissem a posterior relação com o desempenho neuropsicológico. A segunda parte consistia na aplicação da Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska (LNNB), que avalia o funcionamento neuropsicológico. Os resultados apontam para um melhor desempenho neuropsicológico dos Heterossexuais na maioria das escalas clínicas da LNNB quando comparados com os Homossexuais. Verificaram-se diferenças significativas quanto ao género (escalas de Aritmética e Processos Intelectuais), em que os homens obtiveram um melhor desempenho comparativamente às mulheres.

Palavras-chave : Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska; Neuropsicologia; Orientação sexual; Domínio psicopatológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )