SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Os Resultados da Bateria Neuropsicológica Luria-Nebraska de Portugal em Amostra Heterossexual e HomossexualVersão Argentina do Trait Meta Mood (TMMS) para adolescentes: Uma medida da inteligência emocional percebida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

GONZALEZ, Agustín Ernesto Martínez et al. Intervenção integral num caso de dano cerebral depois de quatro anos sem tratamento. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 87-103. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/7.1.205.

Introdução: Nas últimas décadas os estudos neurocientíficos evidenciaram a capacidade do cérebro humano para a neurogêneses e a melhora cognitiva depois da reabilitação neuropsicológica. No presente estudo se avaliam os processos cognitivos depois de dois anos de reabilitação neuropsicológica e logopédica de um caso de traumatismo crâneo-encefálico e transtorno orgânico da personalidade. Os resultados mostram uma melhora dos processos cognitivos como a atenção, memória verbal e não verbal a curto e longo prazo, capacidade perceptiva e visoconstrutiva, bem como em alguns aspectos da função executiva como a fluência verbal. Conclusões: Este estudo obtém resultados esperançadores como uma intervenção integral e ecológica depois de quatro anos sem intervenção alguma no paciente. Futuros estudos devem incluir uma mostra maior de sujeitos com deterioro cognitivo e lesões cerebrais similares.

Palavras-chave : Traumatismo Crâneo-encefálico; Transtorno orgânico da personalidade; Reabilitação neuropsicológica; Terapia cognitivo-condutual familiar; Caso Clínico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )