SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Idéias errôneas sobre reabilitação neuropsicológica e traumatismo cranioencefálicoEstudo comparativo do controle inibitório e a flexibilidade cognitiva em crianças com Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

KRUMM, Gabriela L. et al. Invariância de Medidas da prova de figuras do Teste de Pensamento Criativo de Torrance segundo a idade: Um estudo em crianças e adolescentes de língua espanhola. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 29-49. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/7.2.202.

Em base a um estudo prévio que indica que o construto criatividade operacionalizado com o Teste de Pensamento Criativo de Torrance (TTCT) de Figuras está composto por dois fatores - Inovação e Adaptação - em crianças de língua espanhola (Krumm, Lemos & Arán Filippetti, em imprensa) o objetivo de este trabalho foi comprovar se esta estrutura é invariante segundo a idade dos sujeitos. Se trabalhou com uma mostra de 652 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de ambos os sexos de língua espanhola divididos em três grupos: (a) 9-10 anos, (b) 11-13 anos y (c) 16-17 anos. A Análise Fatorial Confirmatória (AFC) mostrou que a estrutura do TTCT está integrada por fatores correlacionados, Inovação e Adaptação nas três mostras do estudo. Ademais, os resultados do AFC multigrupo revelaram que a estrutura de dois fatores é invariante (configural e métrica) através da idade, o que significa que as crianças e adolescentes conceitualizam o construto Criatividade da mesma maneira. Finalmente, a análise multivariada de varianza (MANOVA) revelou um efeito significativo da idade em todas as subescalas. Estes dados mostram a importância da idade como um fator a ter em conta no estudo do potencial criativo através do TTCT - Figuras.

Palavras-chave : Medidas de invariancia; Idade; Teste de Pensamento Criativo de Torrance; TTCT- Figuras; Criatividade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )