SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Invariância de Medidas da prova de figuras do Teste de Pensamento Criativo de Torrance segundo a idade: Um estudo em crianças e adolescentes de língua espanholaFunções executivas de idosos com depressão: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

MOLINA, María Fernanda  e  MAGLIO, Ana Laura. Estudo comparativo do controle inibitório e a flexibilidade cognitiva em crianças com Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperatividade. Cuad. neuropsicol. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 50-71. ISSN 0718-4123.  http://dx.doi.org/10.7714/cnps/7.2.203.

O objetivo deste trabalho foi estudar as características das autopercepções de crianças com TDAH de Buenos Aires e o ajuste nas suas autopercepções. Participaram do estudo 100 crianças de ambos sexos de entre 7 e 13 anos e um dos seus pais residentes na Área Metropolitana Bonaerense (AMBA, Argentina). As crianças formavam três grupos: crianças diagnosticadas como TDAH (segundo critérios DSM IV), crianças que se encontravam em tratamento psicoterapêutico mas que não cumpriam com critérios diagnósticos para TDAH e crianças sanas. Foram avaliadas com o Perfil de Autopercepções para crianças (SPPC) e a Escala de avaliação do comportamento da criança. Versão para pais (PRS). Se encontrou que as crianças com problemas psicológicos (TDAH ou outros problemas que motivem a consulta psicoterapêutica) tinham autopercepção mais negativas que os que não apresentavam dificuldades. Não se encontraram diferenças na autopercepção das crianças que apresentam TDAH e as que possuem outros problemas que requerem tratamento psicológico. As crianças com TDAH apresentaram maior sesgo positivo nas suas autopercepção que os outros grupos de crianças.

Palavras-chave : Transtorno por Déficit de Atenção com Hiperactividade; Autopercepções; Autoconceito; Autoestima; Problemas emocionais e de conduta; Sesgo Positivo Ilusório; Crianças; Artigo Empírico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )