SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Mental health issues after the L' Aquila (Italy) earthquakeTo assess risk tendency. Is it reliable use "alerta test"? An exploratory study of mining service workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Salud & Sociedad: investigaciones en psicologia de la salud y psicologia social

On-line version ISSN 0718-7475

Abstract

FORMIGA, Nilton S.. Socialização ética, sentimento anômico e condutas desviantes: verificação de um modelo teórico em jovens. Salud & Sociedad [online]. 2012, vol.3, n.1, pp. 32-48. ISSN 0718-7475.

A delinquência juvenil tem sido explicada por variáveis psicológicas e sociológicas; devido a complexidade desse problema, exige-se, uma leitura a partir de uma compreensão psicossocial. Esta deve contemplar o papel dos valores morais e das ações institucionais de controle, as quais, fragilizadas quanto o estabelecimento de uma conduta socialmente desejável e a transmissão de uma ética e moral, pois, são responsáveis pelo surgimento de um estado de sentimento anômico, consecutivamente, da conduta desviante. Neste estudo pretende-se verificar a associação entre socialização ética, sentimento anômico e conduta desviante. Duzentos e trinta e cinco Jovens, de 13 a 20 anos, do sexo masculino e do sexo feminino, responderam a escala de sentimento anômico, de condutas antissociais e delitivas e de crença juvenil sobre o esforço dos pais para transmissão de valores morais e princípios éticos. Observou -se uma associação positiva do sentimento anômico e a conduta desviante, com elas se associando, negativamente, a socialização ética.

Keywords : Socialização ética; Anomia; Condutas desviantes; Adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )