SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue3Living on the debris: quality of life in haiti after earthquakeColombian validation of Pediatric Sleepiness Scale (EPS-VC) and Cleveland Sleepiness Questionnaire for Adolescents (CCSA-VC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Salud & Sociedad: investigaciones en psicologia de la salud y psicologia social

On-line version ISSN 0718-7475

Abstract

FORMIGA, Nilton S.. Um estudo intracultural da consistência estrutural da escala multidimensional de reatividade interpessoal (EMRI). Salud & Sociedad [online]. 2012, vol.3, n.3, pp. 251-262. ISSN 0718-7475.

O presente estudo pretende verificar a consistência interna e estrutural da escala de empatia em quatro estados brasileiros. Dos variados instrumentos que avaliam a empatia, destaca-se a escala multidimensional de reatividade interpessoal de Davis (EMRI), a qual tem, não somente, um corpo teórico organizado, mas também, um instrumento operacionalizado para a mensuração do construto da empatia e que vem revelando bastante organizado e fidedigno quanto ao seu uso. A amostra foi composta por 899 sujeitos, do sexo masculino e do sexo feminino, de 14 a 61 anos, distribuídos no nível fundamental, médio e universitário de instituições privadas e publicas, nas cidades de João Pessoa- PB, Uberlândia-MG, Seropédica-RJ e Natal-RN. Os sujeitos responderam a Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal e dados sócio-demográficos. A partir de uma analise de equação e modelagem estrutural, observaram-se, em todas as amostras, indicadores psicométricos que garantiram a consistência estrutural da escala de reatividade interpessoal (EMRI) mensurada em quatro fatores, revelando assim, a segurança consistência empírica para o uso em brasileiros.

Keywords : Empathy; structural modeling; consistency.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )