SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Características del estudiante con y sin ideación suicida del colegio de bachilleres de San Luis Potosí (México)Prevalencia y sintomatología del estrés post traumático en personas que experimentan un terremoto y un tsunami índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Salud & Sociedad: investigaciones en psicologia de la salud y psicologia social

versão On-line ISSN 0718-7475

Resumo

MOREIRA, Jacqueline De Oliveira  e  SILVA, José Maurício Da. A imagem corporal e o envelhecimento na perspectiva de professores de uma universidade brasileira. Salud & Sociedad [online]. 2013, vol.4, n.2, pp. 136-144. ISSN 0718-7475.

O presente texto apresenta os resultados parciais da pesquisa intitulada "Aposentadoria e velhice bem-sucedida: estudo de caso com professores universitários da PUC Minas", financiada pelo CNPq e pelo FIP da PUC Minas e aprovada pelo comitê de ética desta instituição de ensino. O objeto de estudo deste artigo é a concepção de velhice destes professores, seus elementos negativos e positivos. A coleta de dados foi divida em dois momentos. Primeiro, entrevistaram-se seis professores com um roteiro semiestruturado que tentava desvelar os imaginários que circundam os temas velhice, trabalho e aposentadoria. A análise deste material possibilitou a construção de um questionário respondido por 40 professores na segunda fase da coleta. Este questionário possui quatro seções: identificação, imaginários sobre velhice, concepções de trabalho e visões da aposentadoria. Os dados coletados foram então divididos em subtemas e analisados estatisticamente com a utilização do programa SPSS. A pesquisa trabalhou com uma amostra de 40 professores universitários com idade entre 60 e 77 anos, dos quais 25 são homens (62,5%) e 15 são mulheres (35%). Desses 40 professores, 39 já desfrutam de uma aposentadoria. Concluiu-se que a imagem corporal e as mudanças corporais representam fatores definidores da percepção do processo de envelhecimento.

Palavras-chave : Velhice; imagem corporal; professores universitarios.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )