SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Risk factors and protective factors associated with the consumption of alcohol in children and adolescentsThe repeated criminal behavior in adolescents and its relation to the social representations about the role of their mothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Salud & Sociedad: investigaciones en psicologia de la salud y psicologia social

On-line version ISSN 0718-7475

Abstract

FORMIGA, Nilton S. et al. A medida do bem-estar subjetivo em jovens Fisicamente ativos e não ativos. Salud & Sociedad [online]. 2014, vol.5, n.1, pp. 54-64. ISSN 0718-7475.

Introdução: A dinâmica tecnológica e social na sociedade sugere as inúmeras áreas da ciência um desenvolvimento de recursos humanos para que as pessoas tenham longevidade e qualidade de vida e busquem um bem-estar em suas vidas. Com isso, o bem-estar é destaque nas pesquisas sobre a realização e frequencia da atividade física no cotidiano da saúde das pessoas. Objetivo: verificar a estrutura fatorial da escala de bem-estar subjetivo (MUNSH) em adolescentes brasileiros ativos e nao ativos fisicamente. Método: Participaram 1864 adolescentes de 12 a 20 anos de idade, residentes em uma no norte do estado de Minas Gerais - Brasil. Estes responderam o inventário de bem estar subjetivo, questões referentes a prática e freqüência de atividade física e sócio-demografia. Resultados: Através de uma análise fatorial confirmatória, no pacote estatístico AMOS, a estrutura fatorial da escala revelou indicadores psicométricos que estiveram próximos aos exigidos pela literatura estatística sobre modelagem estrutural. Conclusão: MUNNSH evidencia uma excelente robustez na fatorialidade para os jovens que fazem atividades físicas e tem maior freqüência semanal nas atividades.

Keywords : Atividades físicas; bem-estar; jovens.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )