SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número26Estrés familiar y adherencia terapéutica en pacientes con enfermedades crónicasEducación y política: sistematización de una experiencia de formación índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Alternativas en Psicología

versão impressa ISSN 1405-339X

Resumo

LIMA, Aluísio Ferreira de. Consideraciones sobre la influencia y consecuencias del giro lingüístico en el pensamiento de Jürgen Habermas. Altern. psicol. [online]. 2012, vol.16, n.26, pp. 85-95. ISSN 1405-339X.

O objetivo principal desse artigo é apresentar a influência da linguistic turn (guinada linguística) na proposição da teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas. A relevância dessa discussão se dá pelo fato de as ideias desenvolvidas por esse autor serem utilizadas como referência para as ciências humanas da atualidade, sobretudo, para a psicologia social. Para cumprir essa tarefa iremos apresentar I) como ocorreu a apropriação da linguistic turn na obra habermasiana; II) as implicações que o paradigma da linguagem exerceu na construção da teoria da ação comunicativa; III) a proposição do mundo da vida como complemento da teoria da ação comunicativa e, finalmente, IV) os problemas e patologias sociais identificados por Habermas devido a colonização do mundo da vida. Desse modo, acreditamos possibilitar ao leitor a compreensão da importância da busca pelo entendimento e da solidariedade nas relações cotidianas e da denuncia da colonização promovida pela persistente racionalidade sistêmica.

Palavras-chave : Jürgen Habermas; teoria da ação comunicativa; guinada linguistica; teoria dos atos de fala; teoria crítica.

        · resumo em Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )