SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número28Estrategias de afrontamiento, estrés y alteración psicológica en niñosFamilia: límites y posibilidades en la construcción de los vínculos intersubjetivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Alternativas en Psicología

versão impressa ISSN 1405-339X

Resumo

GOMES, Gil  e  SOARES, Adríana. Diferencia de género con relación al desempeño académico en estudiantes de nivel básico. Altern. psicol. [online]. 2013, vol.17, n.28, pp. 106-118. ISSN 1405-339X.

O objetivo do estudo foi verificar através de uma pesquisa quantitativa, em 57 alunos matriculados em duas escolas particulares do município do Rio de Janeiro do 6º e 7 º do ensino fundamental de ambos os sexos com idades entre 10 anos e 10 meses e 14 anos e 3 meses, o desempenho de meninos e meninas e relacionar suas performance as variáveis inteligência e autoeficácia. Os instrumentos utilizados foram o Roteiro de Avaliação de Autoeficácia e o teste de Raciocínio Verbal (Forma A) da BPR-5, além das notas das avaliações escolares de Português e Redação. Os resultados indicaram a inexistência de diferenças nos desempenhos escolares entre meninas e meninos, no entanto, apontou que o desempenho das meninas está associado tanto à inteligência quanto a crença de autoeficácia enquanto o dos meninos depende apenas da crença de autoeficácia.

Palavras-chave : autoeficacia; gênero; desempenho académico; inteligência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )