SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue29La familia como grupo social: una re-conceptualizaciónAplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Alternativas en Psicología

Print version ISSN 1405-339X

Abstract

MORAES, Cristiane Maria Prysthon  and  LIMA, Albenise de Oliveira. Vínculo paterno e escolha profissional do adolescente. Altern. psicol. [online]. 2013, vol.17, n.29, pp. 74-89. ISSN 1405-339X.

A presente pesquisa teve como objetivo compreender como o pai percebe e acompanha o processo da escolha profissional do filho adolescente e como o filho percebe esta participação paterna nesta etapa da sua vida. Foi adotada a abordagem qualitativa e entrevistados quatro pais (separados e não recasados) e cinco adolescentes (morando apenas com o pai). Os resultados apontam pais atuantes e presentes na educação dos filhos, com desejo de que o filho seja herdeiro da sua carreira profissional, mas, ao mesmo tempo, respeitando à escolha do filho por outra profissão. Na fala dos adolescentes estão presentes as suas percepções da influência e da preocupação do pai com o momento da escolha profissional deles.

Keywords : vínculo paterno; escolha profissional; adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )