SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue29Paternal link and the teen agers' choose professionalCómo tener una vejez saludable: la respuesta de los adultos mayores autopercibidos como sanos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Alternativas en Psicología

Print version ISSN 1405-339X

Abstract

LEITE, Lucia Pereira; RIVEIRO, Ana Claudia De Araújo; CORREA, Bruna Janerini  and  MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira. Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades. Altern. psicol. [online]. 2013, vol.17, n.29, pp. 90-102. ISSN 1405-339X.

Este trabalho visa à aplicação de subsídios conceituais e procedimentais da Psicologia da Educação, na organização de uma proposta de formação continuada de professores em Educação Inclusiva. Retrata a descrição das etapas de elaboração de um material didático-pedagógico (vídeo educativo) para orientar o ensino de alunos com deficiência, com ênfase a sua progressão acadêmica. Sua elaboração consistiu na seleção e diagramação de um conjunto de cenas envolvendo a descrição da proposta de formação continuada ofertada aos participantes envolvidos (representantes da Escola, Universidade e Instituição não governamental) em um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. O material desenvolvido destacou a importância do trabalho reflexivo sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e providências curriculares que atendam às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.

Keywords : educação inclusiva; vídeo educativo; formação continuada; psicologia da educação.

        · abstract in Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )