SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Ethnic and nacional identity and social competence on schools of Porto Alegre (Brazil)Depression and work context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

TOME, Graciella Leus  and  SCHERMANN, Lígia. Padrasto, o novo pai: nova postura paternal. Aletheia [online]. 2004, n.19, pp. 21-30. ISSN 1413-0394.

Este estudo objetivou conhecer como ocorreram a paternagem e a construção do vínculo afetivo do padrasto em relação à filha não biológica, em uma família reconstituída. Buscou-se compreender as motivações internas e os sentimentos que o levaram a estabelecer estas relações familiares. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com três participantes, visando a coletar dados de suas histórias de vida e entender como se deu a vinculação com a nova família. Aplicou-se também cinco lâminas do Teste de Apercepção Temática (T.A.T.), possibilitando o entendimento de aspectos mais subjetivos dos padrastos e a Escala de Percepção do Suporte Social (EPSS). Os dados da entrevista foram submetidos à análise de conteúdo. Através dos relatos, foi possível constatar que os três padrastos, primeiramente, construíram um vínculo de amor com suas esposas para, depois, ligarem-se afetivamente às enteadas e dividirem com as companheiras preocupações financeiras e morais com relação às filhas não biológicas. O conteúdo latente, manifestado no T.A.T., revelou, de forma geral, que os participantes tinham relações dificultosas com seus próprios pais, mostrando-se inseguros, passivos e depressivos. Os dados obtidos na aplicação da EPSS confirmaram, parcialmente, os resultados das entrevistas e do T.A.T.

Keywords : Padrasto; Filha não biológica; Paternagem; Vínculo afetivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License