SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19MobbingPsychosocial interventions in the community of Canoas: a proposal of the Psychology Course of the Lutheran University of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

FREITAS, Sylvia Mara Pires de  and  GUARESCHI, Neuza Maria F.. A construção da pluralidade do conhecimento na formação e na prática do psicólogo no contexto do trabalho. Aletheia [online]. 2004, n.19, pp. 75-88. ISSN 1413-0394.

Neste artigo discutimos como algumas questões políticas que permearam as fases da Psicologia Industrial, Psicologia Organizacional e da Psicologia do Trabalho ajudaram na construção do pluralismo teórico da subárea da Psicologia no contexto do trabalho, uma vez que essas se encontram hoje interagindo no mesmo contexto e assim, tornando-se faces desta subárea. A partir da configuração teórica mais plural da Psicologia no contexto do trabalho, apontamos também para o quanto essa diversidade em relação ao conhecimento interfere na política departamental das instituições, especialmente no que tange a elaboração dos planos de ensino das disciplinas e, conseqüentemente, na formação dos profissionais que desenvolvem atividades nesta área da Psicologia.

Keywords : Psicologia no contexto do trabalho; Formação profissional em psicologia; Pluralismo teórico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License