SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19The plurality of knowledge in the graduation of the psychology professional in the work context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

GOBBI, Maria Dolores; CAMARA, Sheila Gonçalves; CARLOTTO, Mary Sandra  and  NAKAMURA, Antonieta Pepe. Intervenções psicossociais na comunidade de Canoas: uma proposta do Curso de Psicologia da ULBRA-Canoas. Aletheia [online]. 2004, n.19, pp. 89-98. ISSN 1413-0394.

Um dos papéis mais importantes da Universidade, juntamente com o ensino e a produção de conhecimento, é sua inserção efetiva na comunidade mais ampla, especialmente, em sua comunidade de acolhida. A proposta da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, através do Curso de Psicologia é, justamente, desenvolver o binômio ensino-serviço, de maneira ampla, na comunidade de Canoas-Brasil, onde se insere.Todos os serviços oferecidos pelo curso (desde os de atuação clínica até os de atuação social-comunitária), subsidiados pelos laboratórios de ensino, estarão, agora, voltados para o atendimento integral da comunidade. Este artigo apresenta o projeto integrado do Curso de Psicologia ULBRA/Canoas, contemplando o compromisso permanente de integração universidade-comunidade. Muitas necessidades já foram identificadas, especialmente nas áreas carentes da cidade. As propostas de intervenção pontuais dos serviços são apresentadas por módulos, de acordo com os distintos grupos-alvo. O desenvolvimento da proposta contempla o princípio de parceria e colaboração com órgãos representativos do município, bem como com os moradores, desde a definição das necessidades e mapeamento de recursos, até a implementação dos programas.

Keywords : Intervenção psicossocial; Universidade; Comunidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License