SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20HIV/AIDS e práticas preventivas em uniões heterossexuais estáveisPercepção de alunos de graduação em psicologia sobre a conduta ética dos psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ROCHA, Kátia Bones; MOREIRA, Mariana Calesso  e  OLIVEIRA, Viviane Ziebell de. Adolescência em pacientes portadores de fibrose cística. Aletheia [online]. 2004, n.20, pp. 27-36. ISSN 1413-0394.

A adolescência é um período do desenvolvimento acompanhado de importantes mudanças na esfera física, psicológica e social, caracterizando-se como um momento de transição para a vida adulta. A presente pesquisa investigou algumas repercussões que uma doença crônica como a fibrose cística possui dentro deste processo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com três adolescentes portadores da doença, buscando compreender suas percepções acerca da puberdade e entrada na adolescência, bem como os reflexos nos planos para o futuro e adesão ao tratamento. A partir disso, pode-se perceber que os participantes apresentaram dificuldades em relação à sexualidade, processo de aquisição da autonomia e independência, relacionamento com os pares e adesão ao tratamento. O jovem, com a entrada na puberdade, percebe as limitações impostas pela doença, existindo, a partir disso, dois movimentos: os que conseguem buscar alternativas em direção a vida adulta, aceitação da doença e do tratamento, adquirindo uma relativa autonomia e outros que não são capazes de transpor as barreiras impostas pela doença crônica. Estes se conservam dominados pelo sentimento de imobilidade, determinado pela manutenção dos vínculos infantis de dependência.

Palavras-chave : Adolescência; Fibrose cística; Adesão ao tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License