SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Adolescência em pacientes portadores de fibrose císticaO que é ser um “bom” psicoterapeuta? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

WACHELKE, João Fernando Rech; ANDRADE, Alexsandro Luiz de  e  NATIVIDADE, Jean Carlos. Percepção de alunos de graduação em psicologia sobre a conduta ética dos psicólogos. Aletheia [online]. 2004, n.20, pp. 37-44. ISSN 1413-0394.

Com base no entendimento de que as experiências nos cursos de graduação em psicologia constituem uma influência relevante na formação das representações dos alunos, que por sua vez guiarão seus comportamentos futuros, o presente estudo centrou-se nas percepções de futuros profissionais de psicologia sobre a conduta ética dos psicólogos, buscando verificar se essas percepções diferem nas fases iniciais e finais do curso. Participaram da pesquisa 96 estudantes de psicologia de uma universidade federal, agrupados em dois segmentos: estudantes dos períodos iniciais do curso e estudantes dos períodos finais. Os sujeitos indicaram num questionário os graus em que consideravam que os psicólogos apresentavam alguns comportamentos pautados pelos princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Os resultados apontaram graus de concordância diferenciados em relação à percepção sobre os psicólogos: os alunos do fim do curso apresentam visão mais pessimista do psicólogo quanto à sua conduta ética.

Palavras-chave : Percepção sobre psicologia; Ética; Formação em psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License