SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Perception of psychology graduation students on the ethical conduct of psychologistsIntellectual evaluation of school children with congenital hypothyroidism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

SOUZA, Márcia Michele de  and  TEIXEIRA, Rita Petrarca. O que é ser um “bom” psicoterapeuta?. Aletheia [online]. 2004, n.20, pp. 45-54. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve por objetivo conhecer as percepções de psicoterapeutas e pacientes em psicoterapia psicanalítica acerca das características essenciais ao exercício da psicoterapia. Participaram da pesquisa cinco profissionais da área e cinco pacientes em tratamento nesta mesma abordagem teórica. O método utilizado para análise dos dados foi o qualitativo, de acordo com Bardin (1998). Os resultados apontam que o psicoterapeuta é visto como quem possui condições pessoais e técnicas que envolvem disponibilidade, capacidade de escuta e estudo teórico. Ser um bom psicoterapeuta envolve uma construção que se dá a partir de modelos de identificação, prática, estudo, supervisão e tratamento pessoal. Os pacientes percebem estas características de forma sutil, o que demonstram permanecendo em tratamento, principalmente quando o profissional lhes transmite confiança.

Keywords : Psicoterapia; Características do psicoterapeuta; Formação do psicoterapeuta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License