SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Percepção de alunos de graduação em psicologia sobre a conduta ética dos psicólogosAvaliação intelectual de escolares com hipotireoidismo congênito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

SOUZA, Márcia Michele de  y  TEIXEIRA, Rita Petrarca. O que é ser um “bom” psicoterapeuta?. Aletheia [online]. 2004, n.20, pp. 45-54. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve por objetivo conhecer as percepções de psicoterapeutas e pacientes em psicoterapia psicanalítica acerca das características essenciais ao exercício da psicoterapia. Participaram da pesquisa cinco profissionais da área e cinco pacientes em tratamento nesta mesma abordagem teórica. O método utilizado para análise dos dados foi o qualitativo, de acordo com Bardin (1998). Os resultados apontam que o psicoterapeuta é visto como quem possui condições pessoais e técnicas que envolvem disponibilidade, capacidade de escuta e estudo teórico. Ser um bom psicoterapeuta envolve uma construção que se dá a partir de modelos de identificação, prática, estudo, supervisão e tratamento pessoal. Os pacientes percebem estas características de forma sutil, o que demonstram permanecendo em tratamento, principalmente quando o profissional lhes transmite confiança.

Palabras clave : Psicoterapia; Características do psicoterapeuta; Formação do psicoterapeuta.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License