SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20O que é ser um “bom” psicoterapeuta?El desafío metodológico de la investigación en Psicología Clínica: saber interrogarse índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

ANDROVANDI, Cláudia  y  NUNES, Maria Lucia Tiellet. Avaliação intelectual de escolares com hipotireoidismo congênito. Aletheia [online]. 2004, n.20, pp. 55-64. ISSN 1413-0394.

O hipotireoidismo congênito (HC) é uma doença endócrina resultante da carência de hormônios tireoidianos no organismo. Os programas de rastreamento neonatal para HC possibilitam evitar a maior parte das conseqüências neuropsicológicas, permitindo que as crianças tenham um desenvolvimento normal. Este trabalho realizou uma avaliação das capacidades intelectuais de 22 crianças com HC em idade escolar, que receberam tratamento até o terceiro mês de idade. O WISC - Escala de Inteligência Wechsler para crianças - foi utilizado para avaliar a capacidade intelectual das crianças. Os resultados mostraram que 18 crianças (81,8% da amostra) apresentam desempenho satisfatório, com classificações na média ou acima, e 4 crianças (18,1%da amostra) apresentaram desempenho abaixo da média. Estes resultados apontam desempenho intelectual compatível com a idade cronológica.

Palabras clave : Hipotireoidismo congênito; Avaliação intelectual; Criança.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License