SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20O desafio metodológico da investigação em psicologia clínica: saber interrogar-se author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Aletheia

Print version ISSN 1413-0394

Abstract

CRUZ, Lílian  and  GUARESCHI, Neuza. Sobre a psicologia no contexto da infância: da psicopatologização à inserção política. Aletheia [online]. 2004, n.20, pp. 77-90. ISSN 1413-0394.

Este artigo objetiva fazer um resgate histórico da infância no Brasil a partir do período denominado filantrópico-higienista até os dias atuais. Inicia com o Movimento da Escola Nova, com a instauração sutil das formas de disciplinarização. Logo, a introdução da Psicologia nas políticas públicas se deu através dos estudos sobre o desenvolvimento infantil e as diferenças individuais, que resultaram e subsidiaram o trabalho dos profissionais desta área no Juizado de Menores, na FUNABEM, bem como nas atuais entidades de abrigos, já reordenadas a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente. Considerando algumas pesquisas sobre o discurso psi, problematizamos a inserção da Psicologia no debate sobre as políticas públicas, especificamente na área da infância denominada vulnerável.

Keywords : Psicologia e políticas públicas; Infância e adolescência; Profissionais e entidades.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License