SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Burnout en estudiantes universitarios de España y Portugal y su relación con variables académicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

WACHELKE, João F. R. et al. Conceitos e práticas adotados por pesquisadores em psicologia organizacional e do trabalho. Aletheia [online]. 2005, n.21, pp. 7-19. ISSN 1413-0394.

O presente estudo teve por objetivo caracterizar as atividades de pesquisa executadas por pesquisadores em psicologia organizacional e do trabalho no estado de Santa Catarina. Os aspectos considerados foram os fenômenos psicológicos investigados pelos pesquisadores, os tipos de procedimentos e instrumentos empregados com maior freqüência, os grupos estudados, a denominação dada à área pelos pesquisadores e a definição fornecida à mesma. Participaram do estudo 27 pesquisadores vinculados a 13 universidades catarinenses, seja na condição de estudante de pós-graduação ou de docente. Ainda que tenha sido verificado que existe predominância de aspectos comportamentais na psicologia organizacional e do trabalho catarinense, os resultados não deixaram transparecer uma identidade evidente da pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho no estado de Santa Catarina. De qualquer forma, é preciso ressaltar o caráter exploratório da investigação.

Palavras-chave : Psicologia organizacional; Psicologia do trabalho; Pesquisa em psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License