SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Burnout en estudiantes universitarios de España y Portugal y su relación con variables académicasPara se avaliar o que se espera: reflexões acerca da validade dos testes psicológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SILVEIRA, Luiza Maria de O. Braga; PACHECO, Janaína; CRUZ, Thiago  e  SCHNEIDER, Andréia Almeida. Estratégias educativas desejáveis e indesejáveis: uma comparação entre a percepção de pais e mães de adolescentes. Aletheia [online]. 2005, n.21, pp. 31-42. ISSN 1413-0394.

O presente estudo teve como objetivo comparar o uso de estratégias educativas desejáveis e indesejáveis por pais e mães no processo de socialização de seus filhos adolescentes. Os sujeitos foram 20 pais e 20 mães de adolescentes com idades entre 15 e 19 anos, estudantes de escolas particulares da Região Metropolitana de Porto Alegre. As medidas utilizadas foram o Relatório de Pais (Dibble & Cohen, 1974; Wagner, 2003) e um questionário para descrever as características bio-demográficas e de configuração familiar. Observaram-se diferenças significativas entre as percepções de pais e mães em seis das oito categorias socialmente desejáveis. Não foram observadas diferenças significativas nas categorias de comportamento indesejáveis. Os resultados foram discutidos em relação a responsividade e exercício da disciplina materna, bem como da possível existência de uma rede de apoio familiar que diminui os efeitos negativos das condutas indesejáveis.

Palavras-chave : Práticas educativas; Adolescentes/adolescência; Parentalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License