SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Redes sociais na investigação psicossocialO acompanhamento familiar antes e depois da morte da criança: uma proposta de intervenção para o psicólogo hospitalar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Aletheia

versión impresa ISSN 1413-0394

Resumen

BEIRAS, Adriano; TAGLIAMENTO, Grazielle  y  TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Crenças, valores e visões: trabalhando as dificuldades relacionadas a sexualidade e gênero no contexto escolar. Aletheia [online]. 2005, n.21, pp. 69-78. ISSN 1413-0394.

Visando estimular a reflexão sobre questões referentes à sexualidade e ao gênero nas escolas, realizamos uma capacitação com educadoras do Fórum do Maciço do Morro da Cruz, na cidade de Florianópolis. O programa ocorreu através de oficinas, com o objetivo de estimular a discussão de temas de interesse das participantes, além de serem trabalhadas situações de impasses enfrentadas por estas educadoras. Tal processo favorece a incorporação pelos sujeitos do que foi apreendido em sua vida cotidiana, além de promover a aprendizagem de uma metodologia que possa ser utilizada no contexto escolar. Sugere-se a incorporação pela escola de uma discussão sobre estes temas, acompanhada de um processo contínuo de formação e debate com as educadoras que atuam no contexto escolar.

Palabras clave : Educação sexual; Educadoras(es); Capacitação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License