SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Dividiendo la atención entre dos objetivos: una revisión sobre el efecto de piscar atencionalInclusão: pontos cegos de um discurso pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

WAINER, Ricardo et al. Da adivinhação à dedução: os processos inferenciais em psicoterapia cognitivo-comportamental. Aletheia [online]. 2005, n.22, pp. 23-40. ISSN 1413-0394.

Este artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa que objetivou verificar a validade e viabilidade de aplicar modelos lógico-pragmáticos da Lingüística Cognitiva ao entendimento dos processos inferenciais nos diálogos de díades paciente-psicoterapeuta em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Também objetivou investigar a existência de padrões inferenciais e comunicacionais de indivíduos com depressão. O método utilizado consistiu na aplicação do cálculo do Modelo Ampliado das Implicaturas a 6 blocos de 5 sessões psicoterápicas sucessivas de 6 díades terapêuticas distintas. Todos os pacientes apresentavam diagnósticos de Transtorno Depressivo Maior, confirmados pelos critérios da Breve Entrevista Internacional de Neuropsiquiatria Modificada. Fizeram-se análises estatísticas e análises qualitativas (análise de situação) dos dados. Os principais resultados indicaram a viabilidade e significância da utilização das teorias pragmáticas para o entendimento dos conteúdos implícitos na comunicação e que só podem ser acessados pela inferência das implicaturas conversacionais e convencionais. Também foram verificados padrões característicos da comunicação em amostra depressiva que se constituem, prioritariamente, no uso significativo de implicaturas conversacionais particularizadas pela quebra da máxima da quantidade por falta de informação.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-Comportamental; Processos inferenciais; Pragmática cognitva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License