SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Da adivinhação à dedução: os processos inferenciais em psicoterapia cognitivo-comportamentalRelações entre estilos parentais e valores humanos: um estudo exploratório com estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANTOS, Sueli Souza dos. Inclusão: pontos cegos de um discurso pedagógico. Aletheia [online]. 2005, n.22, pp. 41-50. ISSN 1413-0394.

Esta pesquisa discute efeitos de sentidos produzidos em uma classe de crianças cegas e deficientes visuais, e a educação inclusiva como formadora da subjetividade desses alunos. Com base teórica em Freud (1976), Lacan (1964) e Nasio (1995), entre outros autores, fundamenta-se o modo como vão se construindo as representações mentais decorrentes de formações do inconsciente, tanto de crianças cegas como em videntes. Aponta para as questões da linguagem e do discurso, fundamentados na análise de discurso (AD), desenvolvida por Pêcheux (1997) e Authier-Revuz (1998), trabalhando os conceitos de heterogeneidade discursiva que compõe o complexo campo das questões de identidade, singularidade e subjetividade. A análise utiliza seqüências discursivas produzidas por alunos deficientes visuais. As conclusões revelam alguns pontos cegos no processo inclusivo dessas crianças, o que nos leva a questionar o discurso pedagógico e sua contribuição para a inclusão na constituição da subjetividade dessas crianças.

Palavras-chave : Discurso; Inclusão; Inconsciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License