SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Inclusão: pontos cegos de um discurso pedagógicoCondutas anti-sociais e delitivas e relações familiares em duas áreas urbanas na cidade de Palmas-TO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira  e  LOPES, Franciella Maria de Melo. Relações entre estilos parentais e valores humanos: um estudo exploratório com estudantes universitários. Aletheia [online]. 2005, n.22, pp. 51-62. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve por objetivo explorar relações entre o estilo parental percebido na adolescência (autoritativo, autoritário, indulgente e negligente) e valores pessoais de jovens adultos no tempo presente, utilizando uma avaliação retrospectiva para os estilos. Participaram do estudo 173 estudantes universitários (com idades entre 18 e 25 anos), que responderam a um instrumento para classificar os estilos parentais e a outro para avaliar dez grandes dimensões de valores. Análises de variância mostraram diferenças para 8 dos 10 valores avaliados, o que sugere que os estilos parentais podem de fato estar relacionados ao desenvolvimento dos valores humanos. De um modo geral, os resultados indicaram que os estilos autoritativo e autoritário foram os que se associaram mais fortemente aos valores (apresentaram escores mais altos), enquanto o estilo negligente foi o que menos se associou (em geral apresentou escores mais baixos). Conclui-se que novos estudos são necessários para investigar com mais detalhes a as relações entre estilos parentais e valores.

Palavras-chave : Valores; Estilos parentais; Adultez jovem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License