SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Condutas anti-sociais e delitivas e relações familiares em duas áreas urbanas na cidade de Palmas-TOExploração vocacional e informação profissional percebida em estudantes carentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan; OTTONI, Terezinha de Paula Machado Esteves  e  SONEGO, Roselaine Vieira. Situações e recursos de aprendizagem em famílias de crianças escolares. Aletheia [online]. 2005, n.22, pp. 71-78. ISSN 1413-0394.

As interações familiares e os recursos disponíveis no ambiente doméstico têm mostrado grande relevância nas pesquisas sobre o desenvolvimento infantil apoiadas na abordagem ecológica de Bronfenbrenner. O presente estudo descreve aspectos de ambientes familiares e recursos disponíveis para o desenvolvimento da criança em 19 famílias de crianças matriculadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada em Ivatuva-Paraná. As famílias responderam a questões abertas e fechadas. Os dados revelaram condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Família; Práticas educativas; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License