SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Estudio piloto sobre la prevalencia del acoso psicológico (mobbing) en trabajadores de centros de aténcion a personas con discapacidadO aprendizado da função gerencial: os gerentes como atores e autores do seu processo de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

MARIN RUEDA, Fabián Javier  e  SISTO, Fermino Fernandes. Estudo sobre as categorias de interpretação das Matrizes Coloridas de Raven e DFH-Escala Sisto. Aletheia [online]. 2006, n.23, pp. 17-26. ISSN 1413-0394.

O objetivo do estudo foi verificar evidência de validade simultânea para o Desenho da Figura Humana-Escala Sisto. Mais especificamente se o DFH-Escala Sisto diferencia as categorias de interpretação fornecidas pelo manual das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Participaram 279 crianças do Ensino Fundamental, com idades variando de 7 a 10 anos. Os resultados mostraram que as crianças classificadas em função do seu desempenho e da interpretação fornecida pelo manual do Raven são diferenciadas no DFH-Escala Sisto nas idades de 8, 9 e 10 anos. Com base nisso, discutiu-se que o DFH-Escala Sisto pode ser utilizado como um instrumento de classificação dos níveis intelectuais dessas crianças, de acordo com as orientações oferecidas pelo manual do Raven. No entanto, isso não pode ser sugerido para a idade de 7 anos, na qual essa diferenciação não foi evidenciada, o que poderia ser justificado pela baixa precisão relatada no manual do Raven.

Palavras-chave : Inteligência; Evidência de validade; Testes psicológicos; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License