SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Estudo sobre as categorias de interpretação das Matrizes Coloridas de Raven e DFH-Escala SistoRepresentação social da psicologia em um bairro periférico de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

LEITE, Isabel Cristina Badanais Vieira; GODOY, Arilda Schmidt  e  ANTONELLO, Claudia Simone. O aprendizado da função gerencial: os gerentes como atores e autores do seu processo de desenvolvimento. Aletheia [online]. 2006, n.23, pp. 27-41. ISSN 1413-0394.

Este estudo teve como objetivo compreender como os gerentes aprendem o exercício da função gerencial por meio de sua experiência. A investigação, de natureza qualitativa, teve como participantes gerentes gerais de agências de bancos de varejo. Como principais resultados, o estudo revelou que os gerentes aprendem habilidades gerenciais com as experiências que vivenciam, não somente aquelas que por algum motivo foram marcantes, mas também por meio de atividades corriqueiras. Neste processo, várias formas de aprender pela experiência foram citadas, recebendo maior ênfase a observação e a aprendizagem por tentativa e erro. Os gerentes tendem a privilegiar a ação em detrimento da reflexão, o que pode trazer como principal conseqüência o comprometimento da inovação e da criatividade na busca de alternativas para a solução de problemas. Por fim, a partir de estudos anteriores e a presente investigação, propõem-se algumas recomendações e modelo de orientação para o desenvolvimento gerencial.

Palavras-chave : Aprendizagem pela experiência; Formação gerencial; Funções gerenciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License