SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Representação social da psicologia em um bairro periférico de uma cidade do interior do Rio Grande do SulComorbidades psiquiátricas no tabagismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

RUTSATZ, Suélen do Nascimento Barbieri  e  CAMARA, Sheila Gonçalves. O psicólogo na saúde pública: trajetórias e percepções na conquista desse espaço. Aletheia [online]. 2006, n.23, pp. 55-64. ISSN 1413-0394.

Essa pesquisa visou descrever a trajetória, a experiência profissional e as percepções dos psicólogos que atuam em Saúde Pública na 16ª. Coordenadoria Regional de Saúde, na Região do Vale do Taquari - RS. Para tanto, realizou-se um inquérito epidemiológico junto a 23 psicólogos, o que representa 60,5% da população dos profissionais. Os resultados demonstraram que os psicólogos estão satisfeitos com sua contribuição no campo da Saúde Pública. Acreditam estar cumprindo seu papel, apesar das dificuldades que percebem em relação a usuários do serviço (comunidade) e equipe de trabalho. O contato com questões de saúde mental na Saúde Pública propicia desgaste pessoal nas intervenções diárias, gerando dificuldades em relação à comunidade (usuários) e, especialmente, à equipe. O psicólogo não demonstra uma postura crítica em relação à sua atuação e às políticas públicas que estão presentes nesse campo, o que acarreta desvalorização profissional e perda de espaço de atuação. Faz-se necessário que as práticas de Psicologia sejam reavaliadas quanto ao compromisso social-comunitário da Psicologia, dando origem a uma maior sistematização de ações alicerçadas nos pilares de promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Palavras-chave : Saúde pública; Atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License